quarta-feira, 20 de julho de 2011

DEUS ESTÁ AO NOSSO REDOR.

Continuação de Cercado por todos os lados. “Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder.” (Sl 139.5).

Quando falamos do nosso meio, geralmente pensamos em coisas; em situações difíceis ou em pessoas que nos dificultam a vida. Em coisas que nos impedem ou nos comprometem. Em crítica, zombaria ou influências negativas. Em exigências que nos são feitas. “ Acha-se a minha alma entre leões, ávidos de devorar os filhos dos homens; lanças e flechas são os dentes, espada a sua língua” “.Estou cercado de inimigos; eles são como leões, e querem me devorar. Os seus dentes são como lanças e flechas, e a língua deles, como espada afiada.” Todos os meus ossos podem ser contados. Os meus inimigos me olham e gostam do que vêem.
Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica.’”
(Sl 57.4; 22.17 e 17) . Esta é a realidade do ambiente de Davi. Será que já nos ocorreu que antes de tudo, Deus é o nosso ambiente? Ele é mais próximo de nós. Mais próximo do que tudo que acima enumeramos. Paulo diz: “ Nele vivemos, e nos movemos, e existimos.” E a misteriosa palavra : “ A vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” Este fato de estar envolto em Deus é uma realidade da qual queremos estar conscientes. De fato, tudo o que vem nos agredir, primeiro atinge a Deus. Através dele posso cuidar de tudo. Cercam-me com palavras odiosas, e sem causa me fazem guerra. “Em paga do meu amor me hostilizam; eu, porém, orava.” “Salmo de Davi. Ao regente do coro. Eu te louvo, ó Deus. Não fiques assim silencioso.
Os maus e os mentirosos falam contra mim e me caluniam.
.Eles dizem coisas terríveis a meu respeito e me atacam sem motivo nenhum.
.Eles me acusam, embora eu os ame e tenha orado por eles.
.”Eles pagam o bem com o mal e o amor, com o ódio.” (Sl 109. 1-4 ). As coisas que realmente nos atingem, de acordo com a sua vontade devem servir para o nosso bem. “Eu serei para ela uma muralha de fogo ao redor e serei a sua glória “. “Portanto, eu mesmo lutarei contra vocês. E toda a sua riqueza será levada embora por aqueles que antes eram seus prisioneiros. Quando isso acontecer, o povo saberá que o SENHOR Todo-Poderoso me enviou. “O Anjo do SENHOR fica em volta daqueles que o temem e os protege do perigo.
Procure descobrir, por você mesmo, como o SENHOR Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!” , “Canção de peregrinos. Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.
Como as montanhas estão em volta de Jerusalém, assim o SENHOR está ao redor do seu povo, agora e sempre.” Isaías continuou: —Portanto, o SENHOR Deus diz o seguinte a respeito do rei da Assíria: “Ele não entrará nesta cidade e não atirará uma só flecha contra ela. Nenhum soldado com escudo chegará perto da cidade, e não serão construídas rampas de ataque ao redor dela.
O rei da Assíria vai voltar pelo mesmo caminho por onde veio, sem ter entrado nesta cidade.
Eu defenderei e protegerei esta cidade por causa da minha honra e por causa da promessa que fiz ao meu servo Davi. Eu, o SENHOR, falei.”
Daniel respondeu: —Que o rei viva para sempre!
O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. PoisDeus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.
.O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Assim ele foi tirado, e viram que nenhum mal havia acontecido com ele, pois havia confiado em Deus.
Em seguida, o rei mandou que trouxessem os homens que tinham acusado Daniel. Todos eles, junto com as suas mulheres e os seus filhos, foram jogados na cova. E, antes mesmo de chegarem ao fundo, os leões os atacaram e os despedaçaram.
Então o rei Dario escreveu uma carta para os povos de todas as nações, raças e línguas do mundo. A carta dizia o seguinte: “Felicidade e paz para todos!
Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora. Pois ele é o Deus vivo, que vive para sempre. O seu reino nunca será destruído; o seu poder nunca terá fim.
Ele socorre e salva; no céu e na terra, ele faz milagres e maravilhas. Foi ele quem salvou Daniel, livrando-o das garras dos leões.”
E Daniel continuou a ser uma alta autoridade no governo durante o reinado de Dario e depois durante o reinado de Ciro, da Pérsia.
“(Zc 2. 9; Sl 34. 7-8; 125.1e2; 2 Rs 19. 32-34; Dn 621-24). “ Tu é o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento” “
Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido.” “Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre cantarão de alegria porque tu os defendes. Os que te amam encontram a felicidade em ti.
Pois tu, ó SENHOR Deus, abençoas os que te obedecem, a tua bondade os protege como um escudo.” Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos. “De Davi. O SENHOR Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.
Quando os maus, os meus inimigos, me atacam e procuram me matar, são eles que tropeçam e caem.
.Ainda que um exército inteiro me cerque, não terei medo; ainda que os meus inimigos me ataquem, continuarei confiando em Deus.
.A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.
.Em tempos difíceis, ele me esconderá no seu abrigo. Ele me guardará no seu Templo e me colocará em segurança no alto de uma rocha.” (Sl 32.7; 5.11e12; 15.3; 27.1-5).
(continua).