sábado, 24 de setembro de 2011

O nome Enoque significa "consagração" Pela Fé Enoque andou com Deus



" No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor.
E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo
e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à Lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé.
Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,
 com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.
Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus.
. É claro, irmãs e irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.
 Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus."

A curta descrição da vida de Enoque é interessante. Lemos: "Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, 
o seu filho Matusalém nasceu.

 Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas.
 Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos.

 Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou. Gênesis 521-24; Filipenses 3.7-14
Parece que  com o nascimento  de seu filho, iniciou a mudança em sua vida.O que terá acontecido, para que Enoque fosse arrancado do seu cotidiano,  e tomasse a decisão de andar com Deus? Não sabemos como aconteceu esta mudança em sua vida Talvez, seus olhos se abriram para a escuridão de sua época. Talvez ele reconheceu a vontade de Deus " Foi Enoque, da sétima geração a partir de Adão, quem há muito tempo profetizou isto a respeito deles: "Olhem! O Senhor virá com muitos milhares dos seus anjos
 para julgar todos. Ele virá a fim de condenar todos os que não querem saber de Deus, por causa de todas as más ações que praticaram e por causa de todas as palavras terríveis que esses pecadores incrédulos disseram contra Deus!"

"Quando as pessoas começaram a se espalhar pela terra e tiveram filhas,
os filhos de Deus viram que essas mulheres eram muito bonitas. Então escolheram as que eles quiseram e se casaram com elas.
 Aí o Deus Eterno disse: -Não deixarei que os seres humanos vivam para sempre, pois são mortais. De agora em diante eles não viverão mais do que cento e vinte anos.
Havia gigantes na terra naquele tempo e também depois, quando os filhos de Deus tiveram relações com as filhas dos homens e estas lhes deram filhos. Esses gigantes foram os heróis dos tempos antigos, homens famosos.
 Quando o Deus Eterno viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas,
 ficou muito triste por haver feito os seres humanos. O Eterno ficou tão triste e com o coração tão pesado,
 que disse: -Vou fazer desaparecer da terra essa gente que criei e também todos os animais, os seres que se arrastam pelo chão e as aves, pois estou muito triste porque os criei.
(Jd 14.15; Gn 6.1-7.) 
Em todo caso, Deus interferiu na sua vida e Enoque foi atingido por ele. O consagrado a Deus – este é o significado do nome Enoque Ele tinha sessenta e cinco anos quando sua vida começou realmente, ao andar com Deus Isto não era comum  em sua geração, pois ele vivia numa época de afastamento de Deus,quando prevaleciam os prazers Seus contemporâneos Lameque, por exemplo, o sétimo da descendência de Caím, introduziu a poligamia e adorou à espada " Caim e a sua mulher tiveram um filho e lhe deram 
o nome de Enoque. Mais tarde Caim construiu uma cidade e a chamou de Enoque, 
o nome do seu filho.

Enoque foi pai de Irade, que foi pai de Meujael, que foi pai de Metusael, que foi pai de Lameque.
 Lameque teve duas mulheres: uma delas se chamava Ada, e a outra, Zilá.
 Ada teve um filho chamado Jabal, que foi o antepassado dos que criam gado e vivem em barracas.
 Jabal tinha um irmão chamado Jubal, que foi o antepassado de todos os músicos que tocam harpa e flauta.
 Zilá, por sua vez, teve um filho chamado Tubalcaim, que era ferreiro e fazia objetos de bronze e de ferro. Tubalcaim tinha uma irmã chamada Naama.
 Certo dia Lameque disse às suas mulheres: "Ada e Zilá, escutem-me; mulheres de Lameque, marquem bem o que eu digo. Matei um homem porque me feriu, matei um moço porque me machucou.
 Se são mortas sete pessoas para pagar pela morte de Caim, então, se alguém me matar, serão mortas setenta e sete pessoas da família do assassino."

(Gn 4.17-24) 
Enoque, o sétimo da descendência de Sete, andou com Deus,. o Deus que também para ele era individual. Ele teve animo para crer no invisível, não passou pelo juízo.

"Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam ao Senhor com o coração cheio de fervor.
 Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.
 Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas.

 Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e 
não que amaldiçoe."
" Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo.
 Não tenham medo dos seus inimigos. Sejam sempre corajosos, pois isso será uma prova para eles de que serão derrotados e de que vocês serão vencedores. Porque é Deus quem dá a vitória a vocês.
(Rm 12.11-14; Fp 127-28)
MEDITAÇÕES DIÁRIAS COM DEUS

5 comentários:

  1. enoque foi bem antes de jesus foi levado em vida como posso crer na historia que vem sendo mudada pelo o homem;
    eu creio no meu criador ,nada e um acaso nessa vida tudo para mim faz sentido ,só não faz como o ser humano entorperceu tudo

    ResponderExcluir
  2. enoque o setimo depois de adão filho de caim leia com atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existia só um enoque, um filho de caim e outro filho de sete o qual andou com Deus e foi levado em vidas ao céus.

      Excluir
    2. Este Enoque não é o que vc estar se referindo, este Enoque que andou com Deus ele vem da linhagem de Sete, filho gerado após morte de Abel, apartir dessa linhagem de Sete, Enos, Cainã, Maalaleel,Jerede e por fim Enoque.... Todos esses apartir de Enos o nome de Deus passou a ser Invocado e na vida de Enoque foi ainda mais profundo depois que seu filho Matusalem foi gerado ele andou com Deus ainda mais profundamente.

      Excluir